Teoria das Cores são os estudos e experimentos relacionados com a associação entre a luz a natureza das cores, realizados por Leonardo Da Vinci, Isaac Newton, Goethe, entre outros.
Mais tarde, o físico inglês Isaac Newton, nos seus experimentos estudou a influência da luz do sol na formação das cores. Newton estudou o fenômeno da difração, que consistia na decomposição da luz solar em várias cores quando atravessava um prisma, e denominou o conjunto de cores como espectro.
O espectro é formado pela união das cores vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. As sete cores que compõem a luz do sol e que formam o arco-íris.
O círculo cromático contém 12 diferentes cores, que ajudam a visualizar as cores primárias, secundárias e terciárias que formam o espectro visível.
O branco e o preto (convencionalmente designados por cores) são apenas resultado da presença ou ausência de luz.
A cor branca é a luz pura, em que há uma
reflexão total das sete cores; a cor preta é ausência total de luz, pois as
cores não se refletem, elas são absorvidas.
Quando a luz do sol incide em um
objeto branco, este reflete os raios solares enquanto um objeto preto absorve
todos os raios solares.
Os estudos realizados pelo
escritor alemão Goethe influenciaram a percepção subjetiva das cores e a
relação entre as cores e a Psicologia e Fisiologia.
Cores são percepções
visuais através das células cones, que transmitem ao nervo ótico as
impressões que vão direto ao sistema nervoso.
A cor tem a ver com os olhos, com
a retina e com a informação presente no cérebro. É a impressão produzida na
retina do olho pela luz depois de esta ser emitida, difundida ou refletida
pelos objetos. Por isso, dizemos que os objetos não têm cor, pois a cor
corresponde a uma sensação interna que é provocada por estímulos físicos da
natureza.
Quando uma luz
incide sobre um objeto, ele vai absorver e refletir os diferentes comprimentos
de onda do espectro electromagnético. A cor que o objeto apresenta coincide
com os comprimentos de onda que são refletidos e assim visíveis ao olho humano.
Uma cor não pode ser definida como uma entidade isolada, porque a percepção que
temos de uma determinada cor pode alterar quando ela se encontra perto de outra
cor que é sua complementar. Por exemplo: o mesmo tom de vermelho parece mais
intenso quando está em contraste com o verde (sua cor complementar), do que
quando está junto ao cor de laranja.
A cor tem muito
a ver com a iluminação, e com o período do dia, quando estamos acostumados com
uma determinada cor, o nosso cérebro vai corrigir esta cor automaticamente pela
cor já existente. Embora a radiação mude, a mente humana reconhece os padrões
que constam nos estímulos perceptivos. A ciência que estuda a medida das cores
é a colorimetria, ela estuda a quantificação da cor, o tom,
a saturação que mostra se a cor é natural ou pigmentada
artificialmente e a intensidade da cor que é caracterizada pela força da cor. A
ciência da cor está relacionada com os diversos aspectos da cor em várias
áreas, como iluminação, pintura, artes gráficas, arquitetura, cinema, etc.
Na Antiguidade,
vários pensadores como Aristóteles e Platão fizeram várias hipóteses
relacionadas com a cor e a natureza da luz. Posteriormente, Isaac Newton foi o
primeiro a identificar os espectros da cor e a formular uma teoria científica a
esse respeito. Newton fez várias experiências com a luz branca incidindo sobre
um prisma, que se decompunha nas cores do arco-íris. As diferentes cores têm
efeitos psicológicos, por exemplo, o vermelho estimula e o azul acalma, podendo
mesmo alterar a pressão sanguínea. Por esse motivo foi criada
a cromoterapia, usada em vários contextos nos dias de hoje. Como têm um
efeito nas pessoas, as cores são frequentemente no mundo da publicidade e
marketing. Alguns restaurantes de fast foodadotam cores vivas na
sua decoração, pois elas estimulam os seus clientes, fazendo com que comam e
saiam rapidamente do restaurante, dando lugar a novos clientes.
Cores quentes e frias: As cores quentes
são aquelas que transmitem uma sensação de calor, como o vermelho e
o laranja, que dão também uma sensação de proximidade. Por outro
lado, as cores frias como o azul e violeta dão
uma impressão de profundidade.
Cores primárias, secundárias e terciárias
Podemos classificar as CORES
PIGMENTO em:
Cores primárias:
Também chamadas cores puras, pois não precisam da mistura de
outras cores para se formarem.
Cores
secundárias: Surgem da mistura das cores primárias.
LARANJA: Amarelo +
Vermelho.
VERDE: Amarelo +
Azul.
ROXO: Azul +
Vermelho.
Cores
terciárias: Surgem da mistura de cores primárias com cores
secundárias. Você vai misturar duas cores para conseguir uma terceira cor.
Então, a cor que tiver mais quantidade na mistura feita puxará o seu nome.
Cores
quaternárias: Surgem da mistura de duas cores secundárias.
ARDÓSIA: Verde +
Roxo.
CASTANHO: Laranja +
Roxo.
CITRINO: Laranja +
Verde.
Cores neutras: Caracterizam-se
pela não predominância de tonalidades quentes ou frias. Além delas,
consideramos como cores neutras os tons pastéis: bege, marrom e suas nuanças e
matizes.
Cores quentes: As cores
quentes transmitem-nos energia e calor, pois nos lembram o sol e o
fogo. São cores alegres que têm poder de aproximar as imagens e faze-las
parecer maiores do que são. São elas: Amarelo, Laranja e Vermelho com todas as
nuances dessas cores.
Cores frias: As cores
frias transmitem-nos calma, tranqüilidade e tristeza, pois nos lembram
água, mar vegetais, florestas. Têm o poder de afastar imagens e faze-las
parecer menores. São elas: Verde, Azul e Roxo e todas as suas nuances.
Monocromia(Mono
= Uma; Cromo = Cor; uma cor):
Monocromia é a variação tonal das nuances e matizes de uma determinada cor.
Nuanças ou matizes são graduações quase imperceptíveis de uma cor, Aplicam-se a
todas elas, pois dar-lhes sobretons, como, por exemplo: vermelho + branco =
cor-de-rosa ou vermelho + preto = bordô.
Policromia(Poli
= Muitos; Cromo = Cor; muitas cores): Policromia
é o emprego de variadas cores com ou sem ordem estabelecida. Causando um belo
impacto visual.
Cores análogas e complementares: Para compreender melhor as cores análogas e complementares é
necessário observar o círculo cromático onde são dispostas as cores primárias,
secundárias e terciárias. As cores análogas são
cores vizinhas no círculo cromático. Exemplo: A cor
Laranja é análoga do Amarelo e do Vermelho. As cores complementares são
aquelas que apresentam o mais forte contraste quando estão lado a lado. Para encontrá-las
basta olhar para o círculo, aquela que estiver oposta à cor desejada é sua cor
complementar. Exemplo: A cor complementar do Laranja é
a cor Azul Violetado, pois ela se encontra ao oposto ao circulo cromático.
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